"Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite".
Barão de Montesquieu

 
Sinuca
Sinuca

A Sinuca (ou snooker) foi inventada em 1875, na Grã-Bretanha. É um jogo em que dois adversários tentam encaçapar as bolas coloridas na seqüência. Pode ser jogado individualmente ou em dupla. Numa mesa de 2,84 m X 1,42 m (medida brasileira), são colocadas oito bolas, com pontuação de 1 (Amarela) a 7 (preta) mais a bola branca. A branca é utilizada para impulsionar as outras. Devem-se matar as bolas em seqüência. Elas permanecem na caçapa. Quem mata a bola da vez tem direito a mais um lance, incluindo bolas fora da seqüência (se encaçapadas, elas retornam à mesa). Nesses lances, se não matar um bola na primeira tacada, não perde pontos. Errando uma segunda, o jogador perde 7 pontos. A mesa original, inglesa, possui mais 50 cm, tanto na largura, quanto no comprimento, com 15 bolas vermelhas (bola 1) ao invés de apenas uma, como no Brasil, e regras diferentes da nossa adaptação. Hoje, há uma tendência, principalmente em campeonatos oficiais, de se jogar na "regra inglesa" (ver descrição da mesma em Snooker), visando internacionalizar nossos atletas. (Jogadores brasileiros famosos: Carne Frita, Rui Chapéu, Renato Quirino, Roberto Carlos, Boca Mucha, Doutor Cláudio e atualmente ano de 2007, Noel Rodrigues Moreira). Fonte consultada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinuca

A sinuca (Billiard Sports) é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como um esporte e, portanto, os jogadores são designados como ATLETAS.

São objetivos do TORNEIO DE SINUCA DA ASCON promover a integração dos associados, fomentar a prática do esporte no clube, bem como estabelecer um rankeamento dos melhores ATLETAS em cada categoria.

Nos Torneios atualmente se tem utilizado a regra inglesa, para fins de classificação para os campeonatos internacionais. Nossos TORNEIOS seguirão as regras técnicas, desportivas e funcionais contidas nos seus respectivos regulamentos (a cada ano será elaborado) e as normas, regras e o regulamento oficial da Sinuca Brasileira vigente até a data de 01/06/1996 e posteriormente aprovada como regra complementar, ou seja, jogo com 7 bolas coloridas e uma branca – tacadeira.

Serão usados para os jogos 1 (uma) mesa oficial do salão de sinuca da ASCON, com campo de jogo de 2,84 x 1,42 metros, com estilo e definições respeitando as atuais normas do esporte.

Para as disputas serão utilizados jogos de bolas que sigam a regulamentação da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca.

Fotos
Sinuca
Foto 3
Foto 2
Foto 1
 
 
 
SAUS QUADRA 01 LOTES 1/6 CNPq Sede ED. TELEMUNDI II
CEP.: 7007-0010 | Asa Sul - Brasília - DF
Tel.:  (61) 3211-9338, (61)3211-9295, (61)3211-9337
Centro de Lazer: (61) 3226-0408