"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las".
Voltaire

 
PRINCIPAL
ESTADO DE GREVE - CARREIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - MESA SETORIAL

21/06/2024 - QUINTA-FEIRA

Prezados colegas e Comunidade Científica,

 

É com grande responsabilidade que informamos a decretação do Estado de Greve pelos Analistas e Assistentes em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Assembleia conduzida pela Associação dos Servidores do CNPq (ASCON). Essa medida - que não implica a paralisação imediata das atividades funcionais, mas o alerta para a escalada da mobilização de seu corpo funcional - visa chamar a atenção para a valorização da carreira de Ciência e Tecnologia no âmbito da Mesa Setorial em Ciência e Tecnologia, instalada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), cujo resultado é fundamental para o avanço da ciência brasileira.

 

Por que é importante valorizar a Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia?

 

Funções essenciais: os membros da carreira são fundamentais para a direção, a coordenação, o pagamento, a organização e a avaliação de todo o sistema de fomento, mantendo expertise única na administração de dezenas de milhares de Bolsas e Auxílios em praticamente todas as Universidades e Institutos de Pesquisa de ponta no país.

 

Fomento à Ciência: nossos servidores trabalham incansavelmente para viabilizar projetos nas mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o avanço da ciência e a solução dos problemas nacionais. A drástica redução de seu corpo funcional de mil servidores para pouco mais de 270 servidores no período de uma década tem ocasionado adoecimentos, atrasos e problemas diversos que afetam a própria construção de um projeto autônomo de nação para o Brasil.

 

Inovação e Competitividade: as atividades de seus servidores promovem o fluxo continuo da comunidade nacional em âmbito internacional, fortalecendo parcerias e ampliando o acesso a conhecimentos em dezenas de países no mundo. Portanto, os servidores da Carreira de Ciência e Tecnologia desempenham papel crucial na circulação e atualização dos pesquisadores no país e no mundo.

 

Apoio e valorização - Como posso ajudar?

 

Infelizmente, os servidores do CNPq enfrentam desafios como a redução drástica do poder de compra de suas remunerações, a falta de reconhecimento profissional e condições de trabalho piores a cada ano. Essa situação compromete a qualidade dos serviços prestados para a Comunidade científica, tecnológica e inovadora do país. É urgente que o Governo Federal reconheça a importância e conceda “meios e condições especiais de trabalho” aos profissionais atuantes na ciência, tecnologia e inovação, conforme estipulado e fixado pelo Art. 218 da Constituição Federal.

 

Nesse momento, conclamamos a todos os Pesquisadores, Estudantes, Comunidades e Associações de Ciência, Tecnologia e Inovação a enviarem manifestações, ao MGI (agenda.mgi@gestao.gov.br) e ao MCTI (ministra@mcti.gov.br), por e-mail e redes sociais. Nossas hashtags são: #ValorizaCNPq #EstadoGreveCNPq #CienciaIMPORTA

 

A ciência brasileira depende disto, e é nosso DEVER assegurar o fortalecimento da construção soberana do Brasil com ciência, tecnologia e inovação. 

 

Saudações Científicas,

 

Associação dos Servidores do CNPq - ASCON.

 

COMUNICADO EM PDF





 
 
 
SAUS QUADRA 01 LOTES 1/6 CNPq Sede ED. TELEMUNDI II
CEP.: 7007-0010 | Asa Sul - Brasília - DF
Tel.:  (61) 3211-9338, (61)3211-9295, (61)3211-9337
Centro de Lazer: (61) 3226-0408