"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las".
Voltaire

 
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Agravamento da pandemia de COVID-19. Recomendação de trabalho remoto

26/01/2022 - QUARTA-FEIRA

Quarta-feira, 19 de janeiro de 2022 18:01:29
Assunto: Agravamento da pandemia de COVID-19. Recomendação de trabalho remoto, 19/01/2022.
 
Senhoras e Senhores Diretores e Coordenadores Gerais, boa tarde.
 
Informo que a Presidência do CNPq e a Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação, após avaliação do atual quadro de agravamento da pandemia de Covid-19, inclusive no que se refere ao aumento de casos confirmados e redução da oferta de leitos de UTI no Distrito Federal, recomendam a adoção do trabalho remoto a todo o pessoal que esteja presencialmente na sede do CNPq e cuja presença não seja essencial ao desenvolvimento de atividades enquanto permanecer o atual agravamento, lembrando que servidores e colaboradores devem desempenhar seu ofício remotamente sem prejuízo para o bom andamento das atividades do dia a dia do CNPq (chamadas públicas, andamento de processos, gestão de programas, execução orçamentária e financeira, dentre outros).
 
A recomendação de trabalho remoto acima visa garantir, por parte deste Conselho, a saúde de seus servidores e colaboradores e encontra respaldo na PO-629/2021, de 20 de outubro de 2021 - Retorno Gradual ao Trabalho Presencial.
 
Destaca-se o Artigo 6º que prevê nas hipóteses de trabalho remoto que os Diretores, Coordenadores Gerais, Chefe de Gabinete, Coordenadores e demais Chefes de Unidades têm autonomia para o planejamento, em conjunto com suas equipes, das atividades que possam ser realizadas remotamente pelos sistemas disponíveis.
 
Neste sentido o Parágrafo Único do mesmo artigo diz que “O planejamento do trabalho remoto deverá ser definido por meio do preenchimento do Relatório de Acompanhamento das Atividades em Trabalho Remoto instituído pela PO-212/2020, de 14 de agosto de 2020, e deverá considerar a preservação do funcionamento dos serviços considerados essenciais ou estratégicos”, assim, este mecanismo que deve garantir o desenvolvimento e acompanhamento do trabalho remoto.
 
Em relação às atividades essenciais, recomenda-se o que segue:
- vigilância: todos os colaboradores presentes com substituição momentânea de eventuais casos de Covid-19;
- limpeza: revezamento entre duas equipes alternadas para asseio, bem como para desinfecção de áreas;
- manutenção predial: uma equipe presencial reduzida e uma equipe à disposição por telefone; e,
- TI: equipe presencial para atender emergências e uma equipe à disposição por telefone.
 
Neste contexto, a recomendação deve ser seguida com bom senso e discernimento, privilegiando-se a preservação da saúde de servidores e colaboradores e ao mesmo tempo a continuidade da prestação do serviço público e o funcionamento dinâmico do CNPq.
 
Seguimos à disposição para dirimir qualquer dúvida.
 
Atenciosamente,
 
 
 
Cláudio da Silva Valério
Diretor Substituto
Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação – DGTI/PRE




 
 
 
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